Formação Específica (Inicial) Sistemas e dispositivos de controlo de fumo e Sistemas e dispositivos de controlo de poluição de ar

Formação Específica (Inicial) Sistemas e dispositivos de controlo de fumo e Sistemas e dispositivos de controlo de poluição de ar

Quero Inscrever-me

Estrutura Programática

o Exigências regulamentares, nomeadamente o Regulamento Técnico de SCIE, notas técnicas da ANEPC, normas, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis. o Noções físicas elementares de mecânica de fluidos associada à produção de fumos e gases quentes no incêndio. o Potência de incêndio. o Representação gráfica do desenvolvimento temperatura e da potência de incêndio. o Componentes de potência convectiva e radiante da potência de incêndio e seus efeitos na produção de fumos e gases quentes no incêndio Caudal volumétrico de fumos e gases quentes. o Aumento de volume dos gases quentes e relação com os caudais de extração e admissão de ar no controlo de fumos. o Pressão de ar, hierarquia de pressão no controlo de fumos por sobrepressão, unidades. o Poluição de ar e concentração de CO em parques de estacionamento cobertos. o Caracterização dos equipamentos envolvidos no controlo de fumos. o Tipos e composição dos sistemas de controlo de fumos. o Métodos passivos de controlo de fumos. o Métodos ativos de controlo de fumos. o Requisitos específicos por utilização tipo. o Instalação e manutenção de sistemas de controlo de fumos. o Equipamentos utilizados na manutenção de sistemas Procedimentos de manutenção para sistemas de desenfumagem natural e forçada. o Procedimentos de reparação (manutenção corretiva). o Controlo Documental. o Caracterização dos equipamentos e utilização de sistemas de controlo de poluição de ar. o Ventilação por meios passivos e por meios ativos. o Procedimentos de instalação e manutenção dos sistemas de controlo de poluição de ar. o Matriz de comando do sistema de controlo de fumos e matriz de comando do sistema de controlo de poluição de ar, salientando o que as diferencia. o Apresentação de casos práticos. o Avaliação de conhecimentos.

Métodologia da Formação

Cursos Live Training (síncronos) Esta modalidade de curso é que mais se aproxima do formato dos cursos presenciais, onde o formando assiste em Cursos Live Training (síncronos) Esta modalidade de curso é que mais se aproxima do formato dos cursos presenciais, onde o formando assiste em direto ao curso ministrado pelo e-formador numa sala virtual (através do ZOOM). O formando assiste em tempo real à apresentação dos conteúdos por parte do e-formador e visualiza a projeção dos diapositivos, dos documentos e de outros recursos apresentados durante as aulas. Poderá interagir em direto com a turma (e-formador e e-formandos) colocando dúvidas, questões e comentários sobre os conteúdos abordados. As aulas decorrem nos dias e horas previamente calendarizadas e que estão anunciadas na página do curso. Presença obrigatória no curso (se ultrapassar o limite de faltas o curso não fica concluído). Os e-formandos têm acesso ao manual do curso, a artigos científicos e a outros documentos/materiais relevantes. A avaliação do curso é realizada através de um teste de avaliação de conhecimentos. Curso Presencial A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador. Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo. A execução da ação de formação será assegurada por formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Competências (CCP/ CAP) detenham: • Habilitações académicas (formação de base e/ou complementar) na área temática; • Ter no mínimo 3 anos de experiência profissional relacionada com o equipamento ou sistema de SCIE em causa. Disponham de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados sobre as temáticas a abordar.

Modalidade da Formação

Formação Inicial de Técnico Responsável SCIE

Introdução

Formação obrigatória para todos os técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE), que pretendam registar-se na ANEPC.

O mais recente Despacho 686/2023 de 13 de janeiro, procede à primeira alteração ao Regulamento aprovado pelo Despacho nº 11832/2021 de 16 de novembro, que define os requisitos para o reconhecimento pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) da capacidade técnica dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).

O presente curso apresenta formação específica em Sistemas e dispositivos de controlo de fumo e Sistemas e dispositivos de controlo de poluição de ar e as regras que devem ser adotadas por responsáveis pela instalação e pela exploração das instalações para garantir a proteção adequada no âmbito da Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Destinatários

Técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): Sistemas e dispositivos de controlo de fumo e Sistemas e dispositivos de controlo de poluição de ar.

Objetivo Geral

Dar cumprimento aos requisitos de qualificação dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação e/ou manutenção de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) estabelecidos pelo Despacho 686/2023 de 13 de Janeiro de 2023 , para registo obrigatório na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). No final desta ação de formação os participantes devem ser capazes de: • Identificar os requisitos do Regulamento Técnico de SCIE; • Conhecer as Normas, Notas Técnicas da ANEPC, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis ao equipamento objeto da renovação; • Compreender os conceitos técnicos dos equipamentos e sistemas de SCIE, sua instalação e manutenção; • Esclarecimento de dúvidas.

Pedido de Informação