CAM Renovação Passageiros 35H
CAM Renovação Passageiros 35H
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Duração
35 Horas
Preço
Área temática da formação
840 – Serviços de Transporte
Estrutura Programática
Módulo 1 – Mecânica e Eletrónica
Cadeia Cinemática
Motor
Transmissão
Componentes de Segurança
Órgãos de Segurança
Travões
Componente elétrica e eletrónica do veículo
Utilização de motor/transmissão/travões como elementos de segurança
Módulo 2 – Condução defensiva, económica e ambiental
Otimização do consumo de combustível
A condução defensiva
Técnicas de condução defensiva
Otimização do consumo de combustível no setor dos transportes
Sistemas inteligentes de transporte
Forças aplicadas aos veículos em movimento
Resistências ao avanço
Utilização das relações de caixa de velocidades em função da carga e do perfil da via
Cálculo da carga útil e do volume útil
Cálculo da carga útil
Volume útil
Repartição da carga
Módulo 3 – Sinistralidade
Tipologia dos acidentes de trabalho no sector dos transportes envolvendo veículos pesados de passageiros
Acidentes de trabalho no sector dos transportes rodoviários
Características da sinistralidade rodoviária em trabalho
Fatores de risco de acidentes em trabalho
Fatores de risco de automóveis pesados de passageiros
Tipos de acidentes em estaleiro
Características da sinistralidade rodoviária envolvendo veículos pesados, em Portugal
Prevenção da sinistralidade rodoviária em trabalho
Acidentes e Vítimas segundo o período horário
Acidentes e Vítimas segundo a localização e o tipo de via
Prevenção nos transportes de passageiros
Módulo 4 – Regulamentação laboral
Período de condução
Tempo máximo de condução diária
Tempo máximo de condução contínu
Período máximo de condução consecutiva em 2 semanas
Repousos
Repousos diários
Repouso Semanal
Responsabilidade da empresa de transporte
AETR
Obrigação do Tacógrafo para veículos que não estão registados na União Europeia
Tacógrafo – Homologação e Instalação
(Tacógrafo analógico)
Folhas de Registo
Procedimentos
Tacógrafo Digital
A empresa de transportes deve
Entrada em vigor
Cartões de Controlo
Utilização do Tacógrafo Digital
Impressão da atividade
Declaração por ausência de registos
Tacógrafos inteligentes
Módulo 5 – Regulamentação da atividade
Definições e Conceitos
Licenciamento de empresas
Requisitos
Capacidade profissional
Classificação dos veículos
Classificação nacional
Classificação europeia
Tipos de Transporte
Serviços regulares de passageiros
Serviço público de transporte de passageiros expresso
Regulares especializados
Transportes ocasionais
Transporte de grupos específicos
Passageiros com mobilidade reduzida
Transporte coletivo de crianças
Equipamentos de segurança
Colete e triângulo retrorrefletor
Caixa de primeiros socorros
Extintores de incêndio
Acessórios de retenção
Carga do veículo
Transporte de mercadorias
Transporte de bagagens
Métodologia da Formação
Todo o curso CAM Renovação Passageiros decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), síncrono, na plataforma informática Ms Teams, através de uma tutoria ativa e permanente.
Modalidade da Formação
Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações
Introdução
CAM Renovação Passageiros
Para o exercício da profissão de motorista de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias ou passageiros, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), averbamento na carta de condução do Código 95, a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM), de acordo com o Decreto-Lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei nº 126/2009, atualizada pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro.
Próximas turmas de CAM Renovação Passageiros
Destinatários
Que sejam titulares de carta de condução válida para veículos das categorias D e D+E e subcategorias D1 e D1+E, ou seja, para motoristas de veículos de passageiros.
Objetivo Geral
Com o desenvolvimento do curso de Formação CAM Renovação de Passageiros , pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pelo Decreto-lei n.º 102-C/2020 de 9 de dezembro.
Este novo sistema de qualificação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspectiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária quer sobre a segurança dos próprios motoristas.
Esta formação é comprovada através do certificado de aptidão para motorista (CAM), indispensável para a obtenção da carta de qualificação de motorista.