Gestão de Stress e Comunicação Interna

Gestão de Stress

Gestão de Stress e Comunicação Interna

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Estrutura Programática

Módulo 1 – Gestão de stress (6 horas) o Stress -conceito e modelo explicativo o Causas e fatores primários de stress no trabalho o Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress o Avaliação individual do grau de stress o Fases do stress o Formas individuais de lidar com o stress o Fatores de risco o Procrastinação o Tomada de decisões o Estilo de vida o Como implementar a mudança o Técnicas de relaxamento Módulo 2 – Gestão da comunicação (6 horas) o Processo de comunicação e perfis comunicacionais o Diferentes perfis comunicacionais ▪ Passivo ▪ Agressivo ▪ Manipulador ▪ Assertivo o Comunicação assertiva o Particularidades e vantagens do perfil assertivo o Empatia ▪ Escuta ativa/escuta dinâmica • Conceito de contexto comum ▪ Semântica sintaxe ▪ Paralinguagem o Coaching/PNL: alguns conceitos básicos o Sistema de Comunicação Interna

Métodologia da Formação

Cursos de Autoaprendizagem por edições (assíncronas) Os Cursos de Autoaprendizagem por Edições (aulas assíncronas) apresentam um cronograma definido para cada edição. As Disciplinas /Módulos/ Unidades Formativas de Curta Duração são disponibilizadas, de acordo com o cronograma em funcionamento, através da Plataforma Informática Moodle do Planeta Informático: https://learn.planetainformatico.pt/., tendo o e-formando a possibilidade de frequentar a ação de formação desde o dia do seu início até ao dia em que esta termina, de acordo com o cronograma vigente. O e-formando pode aceder aos conteúdos da ação de formação a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como dever, o ter de frequentar as atividades, de acordo com o Cronograma em execução e até ao último dia de formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-formando. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

Modalidade da Formação

Gestão de Stress trata-se de uma formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações

Introdução

Gestão de Stress e Comunicação Interna

Hoje em dia, independentemente do tipo de funções de responsabilidade desempenhadas, as chamadas “Soft Skills” (ou Competências Pessoais) constituem mecanismos fundamentais para melhorar o desempenho profissional em contexto de equipa e de mobilização para a ação.

Tratam-se de competências que potenciam a aplicabilidade dos saberes científicos e técnicos, bem como os saberes operacionais. A cada dia o ser humano é confrontado com situações de stress e conflito.

Estas situações da vida do dia-a-dia podem ser ou pouco significativas ou tornar-se ameaçadoras para o equilíbrio e funcionamento do organismo.

O presente curso pretende desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e desenvolver estratégias para lidar com estas situações.

Face às situações difíceis, procura-se abordar passos para a elaboração de planos individuais de mudança de comportamentos para uma melhor gestão de stress e comunicação interna

Destinatários

A formação de Gestão de Stress destina-se: • Gestores de topo e intermédios, todos os quadros com responsabilidades de chefia; • Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills de comunicação e controlo emocional com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de objetivos pessoais e organizacionais.

Objetivo Geral

O curso de Gestão de Stress visa dotar os participantes das competências necessárias à identificação e aplicação de técnicas eficazes para responder a situações de stress e de conflito, melhorar a comunicação interna, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

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