Comunicação interna e cultura organizacional.
Curso Comunicação interna e cultura organizacional
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Curso Comunicação interna e cultura organizacional
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Pedido de Informação
Informações Gerais
Estrutura Programática
Métodologia e Modalidade
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Duração
16 Horas
Área temática da formação
347 – Enquadramento/ Organização na Empresa
Destinatários
Público em geral.
Objetivo Geral
Pretende-se com este curso que os formandos reconheçam os perfis comunicacionais adaptáveis às diferentes situações.
Identificar barreiras à comunicação interna e definir soluções de melhoria, evitando situações potenciadoras de stress.
Estrutura Programática
Módulo II – Comunicação Interna
A empresa como sistema social
O Papel da Comunicação Interna
Identificação dos intervenientes numa comunicação e os meios a utilizar
Redes de comunicação na empresa
Instrumentos de apoio à comunicação
Noção de Cliente Interno
A Cultura institucional
Módulo III – Defesas contra o Stress
Defesas físicas
Defesas Mentais
Como ajudar-se a si mesmo…
Técnicas de controlo e redução de stress
Qualidade de vida – um estado completo de bem estar: Físico – Mental – Emocional- Social – Espiritual
Estratégias para a Gestão de Stress
Métodologia e Modalidade
Métodologia da Formação
A formação a executar está organizada em conteúdos, estruturados de modo a permitir aos formandos a aquisição lógica e progressiva dos conhecimentos a desenvolver na área de formação tecnológica. Esta formação tem por objetivo uma aprendizagem inicial de um conjunto de conceitos específicos sobre comunicação complementada por exercícios de Brainstorming, Dinâmicas de Grupo, Atividades Práticas e Debates, em ligação estreita com a teoria.
Assim, os conteúdos são introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, após a qual todos os assuntos são trabalhados pelos formandos através da realização dos diversos exercícios anteriormente apresentados que percorrem os assuntos abordados em cada sessão de formação. No desenvolvimento de conteúdos com características de natureza mais prática, serão privilegiadas metodologias de formação-ação, mais dinâmicas, potenciadoras do desenvolvimento de capacidades práticas, ao nível do saber – fazer, potenciando a sua capacidade de autonomia e de autoaprendizagem/pesquisa. Paralelamente serão privilegiados métodos pedagógicos afirmativos, centrados na transmissão de saberes do formador ao formando, enriquecidos com métodos ativos, centrados na atividade do formando enquanto agente ativo da sua aprendizagem, o que obriga a uma maior implicação do formando em todo o processo formativo.
Modalidade da Formação
Formação profissional de atualização/aperfeiçoamento.