AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

Quero Inscrever-me

Total do produto
Total das opções
Preço geral

Preço

300,00 

Área temática da formação

582 – Construção civil e engenharia civil

Estrutura Programática

Módulo 1 – Aquecimento (5 horas) o Noções gerais  Temperatura adequada ao organismo, de Verão e de Inverno  Temperatura; Grau Celsius, Grau Kelvin e Grau Fahrenheit  Pressão; Pascal, Bar e mm C A  Energia; Joule, Watt-hora e Caloria  Potência; Watt, Kcal/h, o Formas de transmissão de calor  Condução  Convecção  Radiação o Sistemas de aquecimento  Pavimento radiante  Radiadores  Ventiloconvectores  Ar condicionado o Saber interpretar fichas técnicas dos equipamentos Módulo 2 – Ventilação (5 horas) o Noções Gerais  Constituição do ar  Fatores de viciação  Condições a realizar nos locais de permanência de pessoas o Tipos de ventilação  Ventilação Ambiente  Ventilação Localizada o Processos de ventilação  Ventilação Natural  Ventilação Artificial o Seleção de ventilador  características, configuração da instalação, nível acústico, redes de distribuição, dimensionamento das condutas, disposição das bocas de introdução e de evacuação de ar, regulação e controlo o Erros mais comuns nas instalações de ventilação  inexistência de ar ou entrada de ar suficiente, abertura das entradas/saídas de ar muito próximos – “curtos circuitos” e criação de zonas mortas, colocação de obstáculos à frente dos extratores ou das entradas o Saber interpretar fichas técnicas dos equipamentos Módulo 3 – Ar condicionado (6 horas) o Noções Gerais  Bases fundamentais para o ar condicionado  Definições e termos correntes  Classificação de alguns sistemas de ar condicionado  Sistema de ar condicionado o Cálculo de cargas térmicas  interna, externa e elementos necessários para as cargas térmicas de verão e inverno o Cálculo de condutas o Eficiência energética dos edifícios (Legislação)  Decreto-Lei n.º 118/2013  Decreto-Lei n.º 28/2016 o Bomba de calor  Tipos de bomba o Erros mais frequentes nas instalações o Saber interpretar fichas técnicas dos equipamentos

Métodologia da Formação

Cursos Live Training (síncronos) Esta modalidade de curso é que mais se aproxima do formato dos cursos presenciais, onde o formando assiste em direto ao curso ministrado pelo e-formador numa sala virtual (através do ZOOM). O formando assiste em tempo real à apresentação dos conteúdos por parte do e-formador e visualiza a projeção dos diapositivos, dos documentos e de outros recursos apresentados durante as aulas. Poderá interagir em direto com a turma (e-formador e e-formandos) colocando dúvidas, questões e comentários sobre os conteúdos abordados. As aulas decorrem nos dias e horas previamente calendarizadas e que estão anunciadas na página do curso. Presença obrigatória no curso (se ultrapassar o limite de faltas o curso não fica concluído). Os e-formandos têm acesso ao manual do curso, a artigos científicos e a outros documentos/materiais relevantes

Modalidade da Formação

Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

Introdução

Os sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) são uma das grandes subespecialidades da engenharia mecânica. O objetivo do projeto de sistemas de AVAC é o de conjugar o conforto ambiental com outros fatores como os custos da instalação, a facilidade de manutenção e a eficiência energética.

Trata-se por isso, de uma área em que todos os esforços no sentido de sustentabilidade e da eficiência energética são fundamentais.

A especialidade de AVAC inclui uma série de termos, alguns dos quais, são sumarizados neste curso.

Aquecimento: entra em ação em dias mais frios, mantendo a temperatura da sala sob controle e agradável. O aquecimento pode ser feito de diversas maneiras. Entre elas está a resistência eletromagnética, bomba de calor, caldeira de calefação, etc.

Ventilação: tem como principal objetivo manter a qualidade do ar, eliminando substâncias prejudiciais. Isso inclui poeira, bactérias e odores. A ventilação também ajuda a controlar a temperatura e renovar o ar. Ela pode ser natural ou mecânica. No primeiro caso, o sistema é fabricado para utilizar o vento como principal meio de ventilação. E, no segundo caso, há um manipulador que controla a entrada e saída do ar. A vantagem é que esse manipulador pode controlar questões como odores e umidade;

Ar-Condicionado: tem como objetivo manter a boa refrigeração do ambiente e controlar a umidade do ar. Existem inúmeros tipos de ar-condicionado e cada um é indicado conforme o projeto e tipo de ambiente.

Destinatários

• Engenheiros Eletrotécnicos, engenheiros mecânicos, eletricistas e técnicos responsáveis. • Profissionais que necessitem de atualização ou aperfeiçoamento de conhecimentos na área de instalações de AVAC.

Objetivo Geral

Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências que lhes permitam utilizar a terminologia, interpretar, identificar e descrever os equipamentos e processos construtivos correntes, utilizados na instalação de sistemas AVAC.

Pedido de Informação