Segurança na Indústria de Betão Pronto

Segurança na Indústria de Betão Pronto
Quero Inscrever-me
Duração
7 Horas
Área temática da formação
582 - Construção Civil e Engenharia Civil
Tipo de Formação
Presencial
Estrutura Programática
Módulo 1 - Legislação em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (1 hora)
o Legislação
o Obrigações do empregador e do trabalhador em matérias de segurança no trabalho
Módulo 2 - Principais riscos profissionais (2 horas)
o Identificar os perigos e analisar os riscos
o Riscos profissionais
o Causas e consequências dos acidentes de trabalho
Módulo 3 - Sinalização de segurança e Equipamentos de proteção individual / coletiva (1hora)
o Sinalização de segurança (sinais vermelhos, amarelos, verdes e azuis)
o Equipamentos de proteção individual / coletiva
Módulo 4 - Segurança na Indústria de Betão Pronto (3 horas)
o Introdução ao Betão Pronto
o Materiais componentes
o Cofragens
o Características e propriedades do betão pronto
o Segurança e ações
Métodologia da Formação
A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o formador.
Os métodos a utilizar serão o expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, incluindo:
• Exposição teórica dos temas;
• Demonstrações práticas;
• Realização de questões orais / escritas;
• Exercício prático individual e de grupo.
Modalidade da Formação
Formação Profissional Contínua não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.
Introdução
FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA para responder à necessidade de cumprimento do Decreto-Lei 50/2005 de 25 de fevereiro, art.º 32º no ponto 1, segundo o qual “os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”. O curso de Segurança na Indústria de Betão Pronto surge como resposta ao dever de as empresas prestarem aos seus trabalhadores e aos seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 5º, 8º e 32º da Lei nº50/2005 de 25 de fevereiro.
A formação não se destina a aprender a manobrar equipamentos, mas sim a conhecer as regras e procedimentos de segurança na sua operação.
Destinatários
Profissionais cujo exercício de funções dependa da utilização de equipamentos de trabalho ou venha a depender.
Outros indivíduos, de ambos os sexos, que tenham interesse nesta área de formação.
Objetivo Geral
No final do curso, os formandos devem ter conhecimentos específicos que lhes permitam utilizar adequadamente, e em segurança, os equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à Segurança na Indústria de Betão Pronto.
No final desta ação de formação os participantes devem ser capazes de:
• Reconhecer e aplicar os princípios básicos de higiene e segurança no trabalho aplicados ao manuseamento de betão;
• Compreender as condições anormais previsíveis e gerir as principais causas de sinistralidade na área em questão;
• Identificar as condições de utilização dos equipamentos e aplicar procedimentos de segurança na atividade de manuseamento de betão.